<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, julho 24, 2003

POKER
Fim de semana, "zapping", telejornal, e frase para a qual vai um obrigadinho de um tão inevitável quão inefável comentarista- sim, esse mesmo em que está a pensar, aquele que se ufana de por semana ler e seleccionar para aí uns 200 livros, ou mais; chiça, será que o homem não faz mais nada, ou teve lições intensivas com o John Kennedy e ultrapassou o mestre!? - que disse a determinada altura : " Todos os que estão ligados à máquina..."
Pareceu-me que o homem- ou será que tal andrógeno não é humano, bolas, 200livros!!?-se referia aos que estão ligados a toda essa bagunça dos sistemas políticos, judiciais e outras caldeiradas nacionais e/ou internacionais, mas facto é que sem querer o "guru", a coisa, do momento, deu-me o mote para a crónica já que eu adiantaria que de facto o que estão é todos a precisar de ser ligados à máquina, mas à outra a de suporte de vida, ou seja ao ventilador.
Só para ilustrar, com comezinho exemplo já se vê, atentemos no caos em que a nossa justiça anda mergulhada, na barafunda do escuta não escuta, no folclore do preventivo por dá cá aquela palha até, pasme-se, números que segundo o "Marocas" nem no fascismo se atingiam, nos jogos florais lançados para ver quem inventa a saída mais original para encalacrar o outro, valendo toda a espécie de artimanha, de modo, entre outras coisas a não deixar que os arguidos tenham acesso a elementares direitos tal como o recurso para um tribunal superior, enfim a guerra, não comparável àquela que mais tarde afloraremos, mas de qualquer modo também não de alecrim e manjerona! Eu não quero ser má língua, mas que isto começa a não cheirar lá muito bem, lá isso parece-me óbvio e não consigo evitar que tais pensamentos me façam cócegas no bestunto, e pense na nossa justiça prestes a ser ligada à tal máquina.
Os quatro magníficos da guerra no Iraque- então quem é que tinha razão quanto à legalidade da dita?- já conheceram melhores dias, a dupla BB ( Bush/Blair) está talvez pior do que a dupla JM ( José/ Manuel Maria), mas estes também não estão muito longe da ligação à malfadada máquina.
A primeira dupla está nitidamente à rasca, a segunda ainda vai com umas transfusões aguentando o barco até ver.
A ETA e o Prestige a causar múltiplas fracturas expostas com hemorragias de vulto no Zé Maria,-não não é o das galinhas é o dos pollos- os bascos que teimam em ser independentes coisa que põe a vesícula do homem a descarregar bílis que chegava para inundar o dito País Basco.
Por outro lado são os sacanas dos castelhanos que teimam em invadir o rectângulo a deixar o Zé Manel com traumatismos vários e equimoses sérias no corpo todo, às vezes com perda de consciência! Isto pois a dita invasão tranquila dos nossos vorazes vizinhos de península continua. No Alentejo milhares de hectares para olival estão a mudar de bandeira. Um terço de Baleizão, por exemplo, já é espanhol! Pois é Catarina, como vez não valeu a pena.
Depois a maldita despesa teima em não obedecer aos desejos do pobre Zé, em contrapartida a receita faz gáudio em desaparecer em bolsos sem fundo, não dando assim azo a que sequer se consiga cheirar, quanto mais palpar. Mais uma baixa levando direitinha à ligação.
Mas a dupla BB, como já disse, está bem pior e ninguém sério consegue prever quando largarão o apoio da máquina.
Afinal a guerra não só foi precipitada e ilegal, como se prova agora, como foi feita com base em mentiras.
É grave, muito grave!
É aliás o que pensa também o juíz espanhol Baltazar Garzon- ao menos este não anda à caça de terreno para olival em pleno Alentejo mas sim à caça de delinquentes- que já foi dizendo ou pelo menos insinuando que isto ainda vai dar que falar, que não se lhe cuidadva nada conseguir acusar o passarão do B grande!
É que, como sabeis, o B grande mais "Ciista" do que a Cia deu para inventar e num discurso arrasador e atemorizador que pôs muitos no limiar da calça borrada, baseado em pseudo informações da agência, discursou acusando o Iraque de tentar comprar urânio a um país africano. Afinal parece que era mesmo delírio, tremens não pois parece que o homem já deixou de beber, mas apesar de ser de causa desconhecida não deixa de ser preocupante.
149 soldados americanos mortos, mais do que em 1991 com Ramsfeld, o Donald, insistindo em que não há guerrilha no Iraque!
Para complicar ainda mais o estado crítico de saúde do B grande o Irão acaba de conseguir construir e testar com êxito um mísil terra-terra com alcance de 1300Km, ou seja podendo alcançar Israel, e com capacidade para transportar uma carga explosiva de 800Kg.
O pequeno b, para não desafinar no coro, afirmaria por seu turno que os iraquianos poderiam atacar com poderosíssimas armas químicas em 45 minutos!! Sim leram bem, 45 minutos!!
No meio deste sortilégio, pois só sob o efeito de um se pode entender tal afirmação do pequeno b, alguém comentou para a BBC que se estava a exgerar " a little bit ", resultado, David Kelly, 59 anos, Conselheiro do Ministério dos Negócios Estrangeiros, especialista em micobiologia e em armas biológicas, facto que o levara ao Iraque como inspector da ONU, é uma das últimas vítimas do conflito, e o pequeno b piora a olhos vistos.
Mandela viaja aquando da visita de Bush, mas recebe Clinton! O grande B tem uma grave crise.
São Tomé descobriu ter importantes reservas de petróleo. São Tomé teve um golpe de estado!
Curiosamente chegaram notícias de que ambos os B's melhoraram, mesmo continuando ligados à máquina.
O que vai valendo é que apanharam mais dois ases do tal famoso baralho, qualquer dia já podem jogar um valente poker, mesmo ligados à máquina, nem que para isso o Senado tenha de aprovar uma verba mais astronómica do que a aprovada para a Guerra, de modo a que a medicina consiga o desiderato de por dois compadres a jogar cartas, mesmo ligados à máquina !!

quarta-feira, julho 23, 2003

Dizia um reconhecido comentarista num telejornal do fim de semana:
" Todos os que estão ligados à máquina ."
Referia-se, obviamente, aos que estão ligados aos sistemas, mas eu adiantaria que de facto estão ligados à máquina como suporte de vida.
Dos quatro magníficos, a dupla BB está melhor do que a dupla JM.
A primeira está nitidamente à rasca, a segunda vai velejando, não fosse a ETA e os sacanas dos castelhanos.
O que vai valendo é que apanharam dois ases.

terça-feira, julho 22, 2003

São Tomé descobriu ter importantes reservas de petróleo.
São Tomé teve um golpe de estado!
Mandela viaja aquando da visita de Bush, mas recebe Clinton.
David Kelly, 59 anos, Conselheiro do Ministério dos Negócios Estrangeiros, especialista em micobiologia e em armas biológicas, facto que o leva ao Iraque como inspector da ONU, é uma das últimas vítimas do conflito.
149 soldados americanos mortos, mais do que em 1991, mas Ramsfeld, o Donald, insiste em que não há guerrilha no Iraque!
George W. Bush foi mais "Ciista" do que a Cia e vai de mentir, com base em informações da agência, no discurso em que acusava o Iraque de tentar comprar urânio a um país africano.
Blair afirmaria por seu turno que os iraquianos poderiam atacar com poderosíssimas armas em 45 minutos!!
No entanto o Irão acabar de conseguir um mísil terra-terra com alcance de 1300Km, ou seja pode alcançar Israel, e com capacidade para transportar uma carga explosiva de 800Kg.
A invasão tranquila dos nossos vizinhos continua. No Alentejo milhares de hectares para olival estão a ser vendidos aos espanhóis. Um terço de Baleizão, por exemplo, já é espanhol, o que não rebolará na tumba a Catarina Eufémia.
Tudo isto vem nos jornais e deixa-nos num misto de já visto algures e como é possível!
Afinal a guerra não só foi precipitada e ilegal como se prova agora, o que já se suspeitava, que foi feita com base em mentiras.
É grave, muito grave!
É aliás o que pensa também o juíz espanhol Baltazar Garzon, ao menos este não anda à caça de terreno para olival em pleno Alentejo, que já foi dizendo ou pelo menos insinuando que isto ainda vai dar que falar!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?