<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, junho 19, 2003

Etiquetas no Linhó

Lindo, espectacular, era de facto o que faltava ao Concelho de Sintra.
É assim mesmo, nada como estar à frente, nada como desbravar caminhos novos, nada como inovar!
É toda esta euforia da minha parte consequência de ter sabido que aqui a atrasado, para aí há cerca de um mês e picos, a badalada mestra, a querida Bobone, que a todos nós, labregos de primeira, tem ensinado a estar com calma e à vontade nas mais perigosas e enervantes situações, seja salão real, seja em sociedade recreativa, nos tem livrado de passar valentes vergonhas, seja como e onde colocar o guardanapo de papel da sociedade recreativa, ou que raio de copo usar para a Coca-Cola, ou como agarrar no croquete sem ser olhado de soslaio.
Pois a querida resolveu-se, a convite não sei de quem, a dar aulas de boas maneiras, ao Corpo de Segurança Pessoal da PSP, na Quinta das Águas Livres em Belas!! É verdade a partir de agora aqueles "armários" que protegem os Vips, pelo menos os que chegaram ao fim do curso pois segundo me contaram houve 14 que foram eliminados, o que só prova que ali não se brinca em serviço, vão ser mestres em etiqueta e boas maneiras!! Por que é que aqueles 14 não chegaram ao fim é que eu gostava de saber, será que cuspiram na sopa, tiraram macacos do nariz em público ou apalparam a pobre da professora?!! Nunca saberemos e é pena!
Já estou a vê-los, aos novos embaixadores da delicadeza, impecáveis nas suas calças cinzentas, casaco azul, sempre abotoado e apenas com o botão da última casa sem estar fechado, e sapato preto, especialmente se for à noite, altura em que esta cor de sapato é imprescindível como aconselhou a sapiente senhora, a pedir com toda a paciência e suavidade, a um estranho que se aproxime do seu protegido, a convidar com uma tão subtil quão delicada vénia o visado a afastar-se por favor, ou quiçá por "amor da santa", tudo isto envolvido num esplendoroso sorriso e seguido de convite para um chazinho lá em casa, na primeira oportunidade!
Mas, oh homens de pouca fé! Não contente com tamanha proeza, não contente com introduzir um pouco de delicadeza em tão necessitada profissão, e num derradeiro golpe de génio só ao alcance dos imortais, foi, toda fresca e bem disposta, ensinar boas maneiras aos reclusos da prisão do Linhó, mais propriamente na Unidade Livre de Drogas!!
Pasmados com tamanha abnegação e entrega à causa?! Pois também eu. Isto é que uma profissional!! Deus a abençoe!
Perante uma plateia de 60 alunos, todos muito jovens, que isto é de pequenino é que o tal legume se torce, foi imensamente aplaudida no final, por este grupo cujos elementos e segundo a própria, " se interessaram muito pelas questões do Jet-set, e aprenderam alguma etiqueta que infelizmente nunca tinha aprendido em casa"!! E esta!? Hem!? Que surpresa! E nós a pensarmos que a maior parte dos ocupantes das nossas prisões eram autênticos ases nas artes da etiqueta! Como podemos andar enganados!
O mundo da droga nunca mais vai ser o mesmo, pelo menos este educado grupo se voltar àquele mundo vai fazer furor pelas suas maneiras delicadas de preparar a dose. Mas é sobretudo o alcance profiláctico de tudo isto que vale, sim, pois não estou a ver um elemento deste grupo a partilhar seringas com outros pois isso seria uma grande porcaria que a mestra, a querida Bobone, nunca lhe perdoaria, coisa insuportável para tais mentalidades e personalidades!!
JOÃO AGOSTINHO


This page is powered by Blogger. Isn't yours?